BEM VINDO (A) !

BEM VINDO (A) !
Sua visita é muito importante!!! Deus te abençoe!!

Arquivo do blog

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Um posicionamento que muda uma geração


Textos
Neemias 1

1 Palavras de Neemias, filho de Hacalias. Ora, sucedeu no mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a capital,
2 que veio Hanâni, um de meus irmãos, com alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que tinham escapado e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém.
3 Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo.
4 Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu,
5 e disse: Ó Senhor, Deus do céu, Deus grande e temível, que guardas o pacto e usas de misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos:
6 Estejam atentos os teus ouvidos e abertos os teus olhos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos, confessando eu os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; sim, eu e a casa de meu pai pecamos;
7 na verdade temos procedido perversamente contra ti, e não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a teu servo Moisés.
8 Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a teu servo Moisés, dizendo: Se vós transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos;
9 mas se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.
10 Eles são os teus servos e o teu povo, que resgataste com o teu grande poder e com a tua mão poderosa.
11 Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. (Era eu então copeiro do rei.)


Tema
Um posicionamento que muda uma geração



A) INTRODUÇÃO

 Neemias perguntou ao seu irmão a respeito do povo que não estava em cativeiro, mas que estava na sua terra natal
 A resposta foi chocante: estavam em sua terra, porém tudo estava dizimado, queimado, destruído
 O povo estava “em grande aflição e opróbrio”
 Não haviam muros de proteção, nem mesmo portas...
 Grande era a ruína e a vergonha...
 Mas Neemias se importou
 Neemias perguntou sobre eles
 Neemias coletou dados
 Neemias apresentou a situação a Deus
 Neemias se indignou e se dispôs

B) A SITUAÇÃO

1) FICARAM NA TERRA, PORÉM NÃO RESTAVA ESPERANÇA


 De que adiantava estar livre do cativeiro, mas não Ter seus amados consigo?
 Como reconstruir o que foi completamente aniquilado?
 Infelizmente hoje, muitos na igreja, estão assim: livres do cativeiro do inferno, estão na igreja, mas totalmente sem esperança, devido ao grande estrago que o inimigo causou em suas vidas...
 Estão convertidos, mas seus familiares ainda não...
 Estão na igreja, mas suas casas assoladas...


2) HAVIA GRANDE AFLIÇÃO

 Se olhamos em volta e só vemos destruição, a angustia e a aflição tendem a querer dominar nossas últimas forças
 Aflição por ver seu meio de trabalho sem perspectiva de se reerguer
 Aflição em olhar aquilo que antes era esplendoroso, maravilhoso completamente destruído
 Aflição em olhar o trabalho de anos e anos em construção agora feito ruínas e monturos...

3) HAVIA OPRÓBRIO

 Vergonha.... muita vergonha...
 Como olhar ou testemunhar se a realidade é constrangedora?
 Se a realidade é tão cruel, de onde tirar forças para continuar?


4) O MURO ESTAVA DERRIBADO

 Muro era sinal de proteção
 Era o limite: com certeza dali o inimigo não passaria, não teria acesso
 Mas agora não havia proteção: a posição social não protege mais, o dinheiro não protege mais, o conhecimento não protege mais...

5) AS PORTAS ESTAVAM QUEIMADAS

 as portas falam de acesso, de relacionamentos, de troca...
 nas portas eram realizados os comércios, vendas, compras, barganhas...
 como trocar experiências, me relacionar com alguém se minhas portas de relacionamentos foram queimadas?
 Se alguém se aproximar verá minha vergonha, destruição...
 Como vou trocar, me relacionar,, se não há mais nada em mim?

C) TRANSIÇÃO:

 Quantas pessoas “esperam sem esperança”...
 Estão livres do cativeiro, mas agem como se ainda estivessem em jugo de escravidão
 Estão livres, mas fracos, sem perspectivas

D) A DIFERENÇA : ALGUÉM VERDADEIRAMENTE SE IMPORTOU E SE DISPÔS

1) NEEMIAS SE IMPORTOU


 Ele perguntou por aqueles que haviam restado em Jerusalém
 Talvez muitos não houvessem perguntado porque pensaram que estava tudo bem...

2) NEEMIAS SENTIU A DOR DE SEUS IRMÃOS

 Quando ouviu as palavras se assentou e chorou...
 Ele se identificou com os seus: era o seu povo, seus irmãos...

3) NEEMIAS JEJUOU E OROU

 Ele não só soube da situação, chorou e pronto
 Ele realmente se importou e iniciou um jejum pela situação
 Ele levou a situação perante o altar de Deus
 Ele teve uma oração eficaz: orou e pediu para Deus uma resposta
 E Neemias se dispôs na presença de Deus para Deus usá-lo para mudar aquele quadro

4) NEEMIAS SE DISPÔS

 Se precisasse sair de sua cômoda posição de copeiro do rei ele sairia, mas não aceitava mais a vergonha que pesava sobre os seus irmãos
 Parecia impossível que o rei o liberasse, mas ele tentaria fazer algo, falaria com o rei...
 Deus, com certeza, iria preparar o momento certo...

E) CONCLUSÃO

 Deus usou a vida de Neemias e em tempo recorde (52 dias) não só um muro, mas a dignidade de uma nação foi completamente restaurada porque um homem se dispôs...
 Intensamente, verdadeiramente,, completamente Neemias se dispôs...e Deus o usou

PALAVRA PROFÉTICA

Neemias 1
11 Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. (Era eu então copeiro do rei.)

Neemias 6
15 Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de elul, em cinqüenta e dois dias.
16 Quando todos os nosso inimigos souberam disso, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito em seu próprio conceito; pois perceberam que fizemos esta obra com o auxílio do nosso Deus.



Deus é fiel !!!!

Com amor, Pra. Petula

Nenhum comentário:

Postar um comentário